Sustentabilidade e produção com sopradoras pet: como reduzir o impacto ambiental

A redução dos impactos ambientais causados pela humanidade nos últimos séculos, é uma das principais metas para a recuperação e preservação do meio ambiente em todo o mundo.

Devido a seu baixo custo e alta resistência mecânica, ou seja, contra impactos, o PET é um dos materiais mais utilizados na indústria para a fabricação de garrafas, frascos e embalagens para bebidas, alimentos, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e de beleza, entre tantos outros.

Por outro lado, o PET sempre foi muito criticado por ser um material que demora anos para se decompor na natureza, mas a boa notícia é que, a indústria inovou e têm utilizado novas técnicas e tecnologias para minimizar os impactos do PET no meio ambiente, tornando esse setor do mercado mais sustentável.

Mesmo diante dessas críticas, o PET é um material importante para a sociedade atual, especialmente, devido sua versatilidade para uso em diversos segmentos de mercados.

Sustentabilidade e garrafas PET

A sustentabilidade está relacionada com a ideia da sobrevivência humana dentro dos limites que a natureza impõe, ou seja, viver dentro da capacidade do capital natural, sem que esse limite seja extrapolado.

Uma das principais formas de reduzir os danos ambientais que as embalagens plásticas causam ao ambiente é através do reaproveitamento das milhares de toneladas de embalagens PET que têm sido despejadas de forma inadequada nos aterros sanitários e lixões.

Para que possamos viver em um mundo mais sustentável, é preciso repensar o uso das embalagens PET, evitando o seu desperdício e descarte inadequado, reduzindo assim, o seu impacto no planeta.

Com o conceito de sustentabilidade em alta e o aumento da conscientização da população com relação à reciclagem de garrafas PET, as indústrias que reciclam as embalagens PET têm ajudado a minimizar os problemas causados ao meio ambiente, além de gerar benefícios sociais e econômicos para a sociedade.

Sopradora PET e inovação 

Buscando seguir o conceito de sustentabilidade, as indústrias têm se dedicado a inovar através de ações que causem o mínimo de danos ao meio ambiente e, as empresas que trabalham com a produção de garrafas PET não poderiam ficar fora desses processos de inovação.

Nós da JBL, estamos acompanhando essas mudanças nos processos de produção de embalagens PET, por meio da implantação de novas tecnologias em nossas sopradoras PET.

A sopradora PET da JBL permite o uso reduzido de matéria-prima, através da redução da gramatura das embalagens. Atualmente, com apenas 9 gramas de resina plástica é possível produzir garrafas de até 500 ml.

Outro exemplo de redução de consumo de matéria-prima PET é a diminuição do material para as tampas das garrafas, que passou de 5 para 2,4 gramas. O finish (rosca) também foi reduzida, uma vez que com as tampas mais leves não há a necessidade de roscas espessas. 

Além disso, muitos fabricantes de preformas utilizam o PET reciclado em alguns tipos de embalagens. Entretanto, isso irá depender de cada produto, por exemplo, a indústria de alimentos, bebidas e farmacêutica tem restrições e não podem usar embalagens PET reciclada em sua composição. E quando excepcionalmente é permitido utilizar materiais reciclados, deverá ser obedecido a legislação de cada estado e de cada setor. 

Sopradoras PET e sustentabilidade

Ao utilizar a sopradora PET da JBL, sua empresa estará sendo sustentável não somente com relação a reutilização da matéria-prima ou devido a redução da gramatura das embalagens.

Nossas sopradoras também possuem outros benefícios que favorecem a preservação do meio ambiente. Veja alguns exemplos:

Evita desperdício de matéria-prima, pois, as sopradoras PET da JBL permite o uso de moldes diferenciados para atender a necessidade de cada cliente. Por isso, não há sobras de resina plástica originados do processo de produção.

Redução do consumo de energia elétrica, uma vez que, as sopradoras PET da JBL possui tecnologia de ponta, ou seja, o consumo de energia elétrica de nossas máquinas de sopro é menor do que a de outras marcas.

Isso deixa claro que, a produção de garrafas PET está envolvida com a dedicação contínua no processo de pesquisa e desenvolvimento, com o intuito de ampliar as fronteiras da moldagem por sopro e contribuir para o desenvolvimento de embalagens PET mais sustentável.

Sopradora PET JBL

Uma forma de deixar sua empresa ainda mais sustentável é escolher a sopradora PET que mais atenda as necessidades de sua empresa, por exemplo, ao considerar a capacidade de produção da sopradora PET você consegue determinar os tamanhos e quantidade de embalagens que poderá produzir por hora.

A  sopradora JBL 1-5-LE, por exemplo, tem a capacidade de produzir até 1000 frascos PET por hora, já a sopradora JBL 2-2-LE da JBL possui duas cavidades e a capacidade de produzir até 2000 embalagens PET por hora.

A Sopradora JBL 2-3-BL da JBL permite a produção de cerca de 1200 potes PET por hora, enquanto a Sopradora JBL 3-5-LE da JBL é uma máquina de sopro que tem a capacidade de produzir até 3000 embalagens PET por hora.

Saiba mais sobre esse assunto lendo o artigo “Como saber qual a sopradora PET ideal para a minha empresa?”

Como posso adquirir uma sopradora de garrafas PET?

Se você ainda ficou com dúvidas sobre qual a melhor sopradora PET para sua empresa, basta entrar em contato conosco.

A JBL PET atua no desenvolvimento e fornecimento de sopradoras de garrafas PET e está no mercado há mais de 18 anos. Nossas máquinas de sopro possuem garantia e são versáteis além de oferecer o melhor custo/benefício para sua empresa. 

Nossa equipe é 100% especializada em nossos produtos, o que nos permite identificar sua maior necessidade e oferecer a sopradora PET que mais se adeque as necessidades de sua empresa. 

sopradora de garrafas PET da JBL pode ser adquirida através do nosso site, onde você irá encontrar nossa linha de produtos de qualidade a um custo-benefício excelente. Confira com um consultor. 

Você ainda pode nos enviar um e-mail com suas dúvidas e responderemos prontamente.


Foto